História

como tudo começou

Em outubro de 1991, reuniram-se em Caxambu-MG, os Acadêmicos J. J. Barros, Alfredo Campos Pimenta, Benedicto Alves de Castro Silva, José Roberto de Melo, Samuel Fonseca, Ivan Cesar Ramos, Rafael Honório Carlos Karo, Presidentes da Pierre Fauchard Academy; Academia Mineira de Odontologia, Academia de Odontologia da Bahia, Academia Gaúcha de Odontoogia, Academia Pernambucana de Odontologia, Academia Catarinense de Odontologia e Academia Brasileira Militar, respectivamente. Na oportunidade, foi fundade a Federação das Academias Brasileiras de Odontologia.

O Cirurgião Dentista, Djacyr Soares Pereira Júnior, presente à reunião e diante dos objetivos científicos e sócio-culturais que fundamentaram a criação das Academias de Odontologia, regressou à Maceió com o próposito de criar a congênere alagoana. Reunindo-se com os colegas, Manilthon Calumby Estevam, José Guildo dos Santos, Aldo de Sá Cardoso Filho e Carlos Alberto de Siqueira Prazeres, figuras de expressão na Odontologia alagoana, com passagem pela Presidência da Associação Brasileira de Odontologia - ABO, secção de Alagoas, além da participação ativa nas atividades cientìficas e culturais vividas pela comunidade odontológica do Estado, resolveram com o fim precípuo de apoiar e estimular a educação e a pesquisa científica de interesse odontológico no nosso Estado, criando assim, a Academia Alagoana de Odontologia - AAO. Diante das decisões tomadas, no dia 11 de novembro de 1991, na cidade de Maceió, foi fundada a Academia Alagoana de Odontologia, composta por 20 (vinte) cadeiras, ocupadas pelos Membros Fundadores.

A primeira Diretoria Ficou assim constrituída: Presidente- Djacyr Soares Pereira Junior; Vice-Presidente - Manilthon Calumby Estevam; Secretário Geral - José Guido dos Santos; Tesoureiro - Aldo de Sá Cardoso Filho e Carlos Alberto de Siqueira Prazeres - Diretor de Protocolo.


notoriedade no meio odontológico

O saber, a conduta moral e profissional, a notoridade no meio odontológico alagoano, foram os elementos fundamentais que nortearam a indicação daqueles que iriam compor em definitivo a Academia. Para tanto e eximindo-se de qualquer interferencia de ordem pessoal, a Diretoria solicitou às entidades representativas da classe (Conselho Regional de Odontologia, Sindicato dos Odontologistas de Alagoas e Associação Brasileira de Odontologia, secção de Alagoas), que apresentassem uma relação de quarenta e cinco nomes, dentre os quais seriam eleitos os Membros Titulares que preencheriam as demais Cadeiras, mediante os seguintes critérios: 1- Ser brasileiro(a); 2- Ser diplomado em Odontologia e estar habilitado pelas leis do país a exercer a profissão; 3- Ter pelo menos 15 (quinze) anos de formatura; 4- Exercer a Odontologia no Estado de Alagoas onde deve residir há a mais de 10 (dez) anos; 5- Ser profissional de mérito, reconhecido pela sociedade alagoana; 6- Ser profissional de notório saber na sua especialidade; 7- Ter prestado relevantes serviços à Odontologia; 8- Ter idoneidade moral e científica. De posse das informações solicitadas às entidades de classe, procedeu-se a eleiçāo unânime dos Acadêmicos Fundadores.

Nossa história

A primeira sessão ordinária foi realizada no dia 23 de março de 1992, com a participação absoluta de todos os Acadêmicos. Na sessão ordinária do dia 08 de abril de 1992 foi escolhido patrono da Academia Alagoana de Odontologia, por unanimidade, o nome do Professor Hilton Paulo Omena Duarte, Considerando-se sua decidida vocação para ciência odontológica e sua integral dedicação ao ensino e aos estudos da ciêcia dos Materiais Dentários. A Diretoria elaborou o Estatuto registrado que foi aprovado nessa mesma reunião e publicado no Estado de Alagoas, no dia 30 de abril de 1992. Na sessão ordinária do dia 24 de agosto de 1992, foi aprovado o Regimento da Academia Alagoana de Odontologia. Considerando a necessidade do serviço e por proposta do senhor presidente da Academia, foi aprovada a criação de 02 (dois) novos cargos, sendo indicados os Acadêmicos Angela Sampaio Costa para a Primeira Secretaria e o Acadêmicos Milton Fernando de Andrade Silva para Diretoria da Biblioteca...